a mentalidade atual é enxergar a vida como uma série de experimentos……..
o mundo como um laboratório e tudo como informação.
eu to pesquisando algo mas ainda não sei o que é. eu quero algum resultado, sim, mas ainda não sei qual.
de novo, parece óbvio. eu só vou saber se eu tentar. só vou saber se gosto de alguma comida depois de provar e isso vale pra tudo. se eu experimentar algo, der tudo errado, for horrível e traumático, isso também é informação. vai ajudar nas pesquisas futuras.
é sempre um risco que se assume, um tiro no escuro. cautela é bom e muito importante, mas pode se transformar em medo.
hoje minha professora disse que gostava de "fazer perguntas que pro chatgpt seriam impossíveis pra nos lembrar que somos humanos."
gostei desse jeito de pensar.
eu quero a mágica das coisas de volta…
eu quero ver o resultado do esforço e da criatividade humana. não importa se for mais difícil, eu quero saber o que eu sou capaz de fazer.
se o mundo é um laboratório gigante e a vida é uma pesquisa, meu corpo é um tubo de ensaio.
é onde eu misturo substâncias, sensações e pensamentos. e todo dia eu faço de novo e faço diferente, nem que seja muito pouco.
o negócio é que além de ser o experimento em sí eu também sou quem tem o controle. isso pode tanto ser incrível quanto assustador. vamos considerar que é incrível. eu posso fazer tanta coisa que não sei nem por onde começar. então qual é o problema? minha hipótese é que o problema aparece quando eu esqueço que sou eu quem controla isso tudo.
hoje, agora (20:34), faz aproximadamente 48 horas que eu não fumo. não me lembro da última vez que fiquei esse tempo todo sem inalar fumaça. eu fumo tem uns 9 anos. minha garganta ficou extremamente inflamada nos últimos dias, e decidi que pelo menos isso eu faria pra melhorar rápido. normalmente eu fumo mesmo com a garganta ruim, mesmo gripada, etc.
ainda não sei como me sinto sobre. mas imaginei que me sentiria bem pior. já tinha tempo que eu queria parar, ou começar a pensar em parar de verdade, porque sei que é um processo. talvez (não prometo nada) essa seja a oportunidade que vai me fazer parar de fumar, ou pelo menos parar de fumar todos os dias.
acho que acredito cada vez mais na possibilidade de mudança das coisas.
eu não tenho resposta nem solução, será que mesmo assim eu posso acreditar? na mudança do mundo, das estruturas de poder, na mudança coletiva e individual, num futuro melhor do que o que se projeta.
tudo pode soar muito catastrófico e assustador e sem salvação. talvez seja mesmo. mas de que serve eu direcionar toda a minha energia pra esse pessimismo? não quero dizer que não faz sentido ser pessimista, faz todo o sentido. é mais realista ser pessimista do que otimista. mas quem sabe? eu definitivamente não sei.
eu sei pouquíssimas coisas, na verdade. certeza mesmo eu não tenho de nada. é por isso que to sempre tentando descobrir.
eu não sou um robô, por enquanto.
22/06/2026
-- ˗ˏˋ ★ ˎˊ˗ --